5 benefícios para crianças aprenderem um instrumento musical

A música faz parte de nossas vidas desde antes mesmo de nascer. Quando a criança ainda está no ventre da mãe já tem a capacidade de ouvir os sons ambientes. Estes ruídos podem ser desde os batimentos cardíacos e a respiração das pessoas e até conversas de quem está ao redor. Ele é capaz até de reconhecer a voz do pai e mãe.

Através destas conversas com a criança ainda no ventre materno, ela se sente confortável e acolhida. Com o uso da música, ela passa inclusive a se sentir relaxada. É por isso que para o bebê é muito importante este contato com a mãe, com toda a família e com o mundo externo. Nestes casos, a música já é presente desde antes do nascimento na vida da criança e participará de muitos momentos na rotina dela durante toda a vida.

Assim, a criança que consegue desenvolver pouco a pouco a apreciação sensorial aprende a gostar ou não de determinados sons e passa a reproduzi-los e a criar novos sons, desenvolvendo sua imaginação. Isso é muito importante porque a música afeta de duas maneiras distintas o corpo do indivíduo: diretamente, com o efeito do som sobre as células e os órgãos, e indiretamente, agindo sobre as emoções, que influenciam numerosos processos corporais provocando a ocorrência de tensões e relaxamento em várias partes do corpo.

Vários estudos indicam que muitas pessoas que começaram a estudar música antes dos 7 anos apresentam conexões neurais na idade adulta diferentes daquelas que começaram seus estudos musicais mais tarde. Uma boa forma de estimular ainda mais todas estas conexões é aprender a tocar um instrumento musical, pois a prática traz inúmeros benefícios.

Acompanhe o texto e conheça os principais benefícios de tocar um instrumento musical:

1. Desenvolve a disciplina

 Assim como os esportes, a dança e as artes marciais, a música envolve e desperta o interesse de quem está disposto a aprender. Para ter êxito, é necessário seguir regras e normas, assim como praticar e treinar muito. Tudo isso aflora o comprometimento, a obediência e espírito de coletividade, que desenvolve um forte senso de disciplina em seus praticantes.

2. Melhora a coordenação motora

Cada instrumento musical irá trabalhar diferentes partes do corpo, mas todos estarão fortalecendo e desenvolvendo alguma parte específica. Além da coordenação nos movimentos corporais, o cérebro vai ler essas notas transformando-as em ritmo e respiração, em um compasso harmônico e perfeito. Isso tudo melhora a coordenação motora da criança.

3. Aumenta a responsabilidade

Atenção no ir e vir para não danificar o instrumento, limpeza constante e o uso de produtos específicos para manter o funcionamento correto de alguns instrumentos são apenas alguns dos cuidados necessários para quem toca um instrumento. A necessidade de se ater a todos estes detalhes é importante e aumenta a  responsabilidade de quem toca.

4. Desenvolve a habilidade de trabalhar em equipe

Seja em bandas, orquestras ou apenas nas aulas, o coletivo vai se fazer presente. Neste caso é preciso respeitar o ritmo do outro, acompanhar a melodia do todo e desenvolver o companheirismo em uma sala de aula. Tudo isso fará o músico crescer enquanto profissional e mesmo como ser humano. Na infância, esses momentos irão desenvolver as habilidades sociais da criança.

5. Aprimorar o português e a matemática

O “ler uma partitura” no sentido da interpretação e não da gramática aprimora, e muito, a compreensão de um texto. São símbolos visualizados e traduzidos instantaneamente em movimentos como posição de dedos ou movimentar das mãos. Ao mesmo tempo o raciocínio lógico e matemático em entender a partitura, fazer contagens e aprender ritmos pode desenvolver amplamente o campo matemático da pessoa.

Portando, os benefícios de aprender um instrumento musical para crianças são inúmeros. É preciso ensinar a apreciar a variedade de instrumentos e suas culturas, mostrando o que é novidade, para um melhor conhecimento de mundo e respeito num todo.

É importante lembrar que a aprendizagem instrumental não deve ser imposta pelos pais, assim como o instrumento escolhido. A prática deve ser prazerosa para a criança, por isso a livre escolha dela fará com que fique mais interessada e, consequentemente, se dedique.

FONTE: https://www.musiartes.com.br/noticias.html?7/5-benefa%EF%BF%BDcios-para-criana%EF%BF%BDas-aprenderem-um-instrumento-musical

Comentários - Deixe sua opinião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *