Cursos rápidos para professores que buscam novas metodologias e recursos digitais

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Confira uma lista de formações para quem precisa desenvolver habilidades para aulas online ou presenciais neste segundo semestre

As aulas remotas durante a pandemia do coronavírus colocaram professores diante de novas necessidades. Passados alguns meses desde a primeira vez que muitos tiveram que ligar o próprio computador ou celular para levar conteúdos pedagógicos aos alunos, já é possível ter mais clareza sobre os pontos que precisam ser desenvolvidos tanto em termos de novas metodologias quanto na parte técnica, com recursos digitais.

Abaixo, listamos alguns cursos que começam em breve ou que estão disponíveis sob demanda que apoiam educadores no desenvolvimento de novas habilidades.

Arte na BNCC
Para ajudar transformar a sala de aula em um espaço de invenção, investigação e pensamento crítico, o Instituto Arte na Escola e o Instituto AIPI lançam o curso online Arte na BNCC, para professores de Arte se apropriarem da nova Base Nacional Comum Curricular na prática. A formação será oferecida gratuitamente para mil professores da rede pública de ensino em parceria com a Chamex, marca de papéis para imprimir e escrever.

Com 40 horas de duração, a formação estará para os professores e professoras selecionados a partir de agosto, que podem começar a se dedicar aos módulos do curso a qualquer momento, em seu ritmo, já que Arte na BNCC é uma formação autoinstrucional. A trilha de aprendizagem está dividida em quatro módulos: Mapeando a Arte na BNCC, Processos de Criação, Materialidade e Entrelaçando a BNCC e os Territórios da Arte.

Como começar a Fazer a Ponte
No curso destinado a educadores, a Aquifolium mostra o que fizeram aqueles que decidiram implantar a metodologia da Escola da Ponte, localizada em Portugal, em suas escolas aqui no Brasil.

As aulas vão discutir como esses educadores se prepararam para implementar mudanças inspiradas na Ponte, bem como seus primeiros passos e relacionamentos com alunos, pais, professores, gestores, comunidade ao redor.

Segundo o professor Wilson Azevedo, responsável pelo curso, as atividades são destinadas a quem deseja sair do lugar e avançar, a quem já decidiu mudar e ser parte da mudança em sua instituição ou comunidade.

Design Educacional
A formação do Instituto Crescer apoia o educador ao oferecer estratégias de aprendizagem ativa e ferramentas necessárias para gerir aulas remotas. Com certificado de 80 horas, o curso capacita o educador na criação de comunidades virtuais de aprendizagem no ambiente Moodle e produção de videoaulas e outros recursos interativos para compartilhar conceitos, ideias e reflexões importantes aos diferentes contextos educacionais.

Além disso, o participante ficará por dentro de estratégias avaliativas criativas e que são analisadas por meio de rubricas que tenham como foco o desenvolvimento de competências para o século 21.

Ensino híbrido: Personalização e tecnologia na educação
Neste curso, oferecido pela Fundação Lemann em parceria com o Instituto Península e disponível na plataforma Coursera, o participante terá a oportunidade de aprender, a partir de experiências reais, como integrar as tecnologias digitais no seu contexto escolar. As vivências compartilhadas pelos diferentes professores envolvidos neste curso lhe proporcionará reflexões sobre os diferentes modelos de ensino híbrido e sua relação com a personalização do ensino.

Ferramentas de interação
Nesta trilha oferecida pela Áurea618, o educador vai conhecer uma série de ferramentas de interação com os alunos para ambientes presenciais que apoiam atividades tradicionais e metodologias ativas de aprendizagem.

Neste curso de curta duração, será possível entender melhor as possibilidades de uso do Kahoot!, Anchor, QR Codes e Mentimeter, o que permite a aplicação imediata das competências desenvolvidas na sua escola.

Mapas de foco da BNCC
A Plataforma Polo, do Itaú Social, traz a formação para orientar gestores e professores, a partir da BNCC, na priorização dos conteúdos com foco no desenvolvimento integral e na progressão das aprendizagens. O material mostra como evitar déficits de aprendizagem em situações adversas (pandemia), ou em projetos que visem diminuir o distanciamento entre as expectativas de aprendizagem previstas no currículo/BNCC e as defasagens reais dos alunos.

Além disso, serve como guia para a elaboração de avaliações diagnósticas para dar clareza ao que os alunos sabem ou não, e de quais habilidades pré-requisitos eles precisam desenvolver para fazer os nivelamentos necessários.

* conteúdo em atualização

FONTE: https://porvir.org/cursos-rapidos-para-educadores-que-buscam-novas-metodologias-ou-recursos-digitais/

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