MEC libera o último módulo do curso on-line de alfabetização – RECEBA A CERTIFICAÇÃO

Gostou? Outras pessoas também poderão gostar. Nos ajude. COMPARTILHE!

Inscritos podem acessar o 7º – e último – módulo (“Produção de Escrita”) e, na sequência, responder ao “Questionário de Avaliação”, que permite a emissão de certificado de conclusão do curso

A Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC) disponibilizou, nesta sexta-feira (04/09), o 7º – e último – módulo do curso “Formação Continuada em Práticas de Alfabetização”, que é integralmente on-line e gratuito, e está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec). O curso, que tem carga de 30 horas, foi lançado em fevereiro deste ano e é uma das ações do programa Tempo de Aprender. Com mais de 3 milhões de acessos e mais de 260 mil inscrições, o curso on-line é voltado para professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e assistentes, todos do último ano da pré-escola e dos dois primeiros anos do ensino fundamental, sendo também proveitoso para gestores de redes educacionais e para toda a sociedade civil interessada, ou seja, pais e responsáveis, por exemplo, que tiverem interesse em colaborar com a alfabetização de seus filhos, também podem acessar o conteúdo disponibilizado e praticar com os pequenos.

Certificação
O 7º módulo (“Produção de Escrita”) é dividido em 9 capítulos e trabalha a escrita emergente, a escrita propriamente dita e a redação. “Ao lado da leitura, o bom desenvolvimento da escrita também é requisito para uma boa alfabetização, razão pela qual esse curso dedica um módulo à produção de escrita”, afirmou o secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim. Depois de acessar e praticar os sete módulos (“Introdução”; “Aprendendo a Ouvir”; “Conhecimento Alfabético”; “Fluência”; “Vocabulário”; “Compreensão”;e “Produção de Escrita”), os inscritos devem responder ao “Questionário de Finalização” para receber o certificado de conclusão do curso.

On-line e presencial
O curso on-line do Tempo de Aprender está sendo monitorado e avaliado para subsidiar a modalidade presencial de formação continuada para professores de alfabetização. Estados e municípios interessados nessa proposta precisam aderir voluntariamente ao programa, que está com prazo aberto até o dia 30 de setembro. As inscrições podem ser feitas neste endereço. Mais de 3.900 secretarias estaduais, municipais e a distrital já aderiram ao Tempo de Aprender que, além da formação de profissionais, também oferece apoio pedagógico, à criação de instrumentos de valorização dos profissionais e o aprimoramento das avaliações da alfabetização.

COMO BAIXAR O CERTIFICADO PARA IMPRIMIR

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC).

Gostou? Outras pessoas também poderão gostar. Nos ajude. COMPARTILHE!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *