MEC libera o último módulo do curso on-line de alfabetização – RECEBA A CERTIFICAÇÃO

GOSTOU? ENTÃO COMPARTILHE COM ALGUÉM...

Inscritos podem acessar o 7º – e último – módulo (“Produção de Escrita”) e, na sequência, responder ao “Questionário de Avaliação”, que permite a emissão de certificado de conclusão do curso

A Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC) disponibilizou, nesta sexta-feira (04/09), o 7º – e último – módulo do curso “Formação Continuada em Práticas de Alfabetização”, que é integralmente on-line e gratuito, e está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec). O curso, que tem carga de 30 horas, foi lançado em fevereiro deste ano e é uma das ações do programa Tempo de Aprender. Com mais de 3 milhões de acessos e mais de 260 mil inscrições, o curso on-line é voltado para professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e assistentes, todos do último ano da pré-escola e dos dois primeiros anos do ensino fundamental, sendo também proveitoso para gestores de redes educacionais e para toda a sociedade civil interessada, ou seja, pais e responsáveis, por exemplo, que tiverem interesse em colaborar com a alfabetização de seus filhos, também podem acessar o conteúdo disponibilizado e praticar com os pequenos.

Certificação
O 7º módulo (“Produção de Escrita”) é dividido em 9 capítulos e trabalha a escrita emergente, a escrita propriamente dita e a redação. “Ao lado da leitura, o bom desenvolvimento da escrita também é requisito para uma boa alfabetização, razão pela qual esse curso dedica um módulo à produção de escrita”, afirmou o secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim. Depois de acessar e praticar os sete módulos (“Introdução”; “Aprendendo a Ouvir”; “Conhecimento Alfabético”; “Fluência”; “Vocabulário”; “Compreensão”;e “Produção de Escrita”), os inscritos devem responder ao “Questionário de Finalização” para receber o certificado de conclusão do curso.

On-line e presencial
O curso on-line do Tempo de Aprender está sendo monitorado e avaliado para subsidiar a modalidade presencial de formação continuada para professores de alfabetização. Estados e municípios interessados nessa proposta precisam aderir voluntariamente ao programa, que está com prazo aberto até o dia 30 de setembro. As inscrições podem ser feitas neste endereço. Mais de 3.900 secretarias estaduais, municipais e a distrital já aderiram ao Tempo de Aprender que, além da formação de profissionais, também oferece apoio pedagógico, à criação de instrumentos de valorização dos profissionais e o aprimoramento das avaliações da alfabetização.

COMO BAIXAR O CERTIFICADO PARA IMPRIMIR

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC).

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *