Cursos EAD gratuitos de curta duração para professores se destacarem em 2021

Gostou? Outras pessoas também poderão gostar. Nos ajude. COMPARTILHE!

Confira formações com inscrições abertas que vão ajudar professores de educação básica a se preparar melhor para o ensino híbrido, presencial ou remoto

O ano letivo de 2021 promete ser tão exigente para professores quanto o anterior. As incertezas por conta da pandemia de certa forma permanecem. Isso não significa, no entanto, que o dia a dia do educador, especialmente durante as aulas remotas, precisa ser tomado por tarefas repetitivas e trabalho dobrado para o planejamento das aulas.

Abaixo, listamos alguns cursos com inscrições abertas que vão ajudar professores de educação básica a se preparar melhor, seja para atender a uma abordagem de ensino híbrido, presencial ou online. Eles trazem novas estratégias de aprendizagem, apoiam o autoconhecimento e dão subsídios para o protagonismo do estudante ao se basearem em metodologias ativas. Confira a lista:

Ativa Educação
A professora e pesquisadora Julia P. Andrade, por meio da Ativa Educação, convida todos os educadores a embarcarem em práticas imersivas inovadoras, por meio de três minicursos, que abordam o planejamento reverso, a avaliação formativa e as metodologias ativas para uma aprendizagem visível. São propostas que fundamentam a teoria e promovem uma experimentação significativa das estratégias metodológicas com trabalhos em grupos para todas as salas de aula.

Centro de Formação da Vila
Os diferentes cursos oferecidos a partir de 30 de janeiro incluem temas como brincadeiras na educação infantil, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas escolas e coordenação pedagógica frente às demandas da atualidade. Os cursos têm como público alvo educadores, coordenadores e gestores escolares. Conheça diferentes valores, cargas horárias e palestras. As formações incluem certificação.

Escolas Conectadas
Em casa ou na escola, é sempre uma boa ideia colocar alunos como protagonistas. No curso “Laboratório de criação de vídeos de bolso”, o professor vai entender como as produções com dispositivos móveis favorecem inúmeras aprendizagens e o desenvolvimento de competências fundamentais, como autoria, comunicação, síntese, colaboração, resolução de problemas e negociação de pontos de vista. Além disso, encorajam a construção e o enriquecimento de narrativas, viabilizando a expressão em múltiplas linguagens, contextualizadas e providas de sentido real.

Fundação SM/Cruzeiro do Sul
Pensando em uma solução para que professores possam acompanhar tantas alterações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a SM Educação em parceria com a Universidade Cruzeiro do Sul criaram a trilha de formação continuada “Na Prática”. O objetivo é promover ações de atualização prática para educadores e gestores, com foco na compreensão dos aspectos legais, estruturais e pedagógicos nos quais se baseiam a proposta do Novo Ensino Médio. A Trilha é dividida em sete etapas formativas, chamadas “Estações de Aprendizagem” e contém elementos onde gestores e educadores vão aprender e refletir sobre as melhores práticas para o Novo Ensino Médio.

Instituto Reúna
Importante ao longo de 2020 e cada vez mais presente na vida do educador, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é tema de dois percursos formativos desenvolvidos pelo Instituto Reúna. O site oferece 20 trilhas formativas para as etapas da educação infantil e do ensino fundamental, que servem de referência para a formação de formadores e de professores para a BNCC e os novos currículos e são ajustáveis às diversas realidades e necessidades das redes e escolas brasileiras. Cada trilha é composta por diferentes pautas com uma sequência de atividades recomendadas.

Instituto Arte na Escola
O curso “Arte na Escola Contemporânea Autoinstrucional” permite ao professor acompanhar as aulas em seu ritmo, na ordem que preferir. São quatro módulos temáticos que colocam o contato com a arte em primeiro plano. O curso oferece ferramentas e estratégias para o professor transformar a sala de aula em um campo de experimentação e pesquisa artística. A proposta do curso está baseada na construção em rede, para renovar a percepção do educador sobre suas as próprias práticas e aprofundar seus modos de atuação, a partir de abordagens do ensino contemporâneo. Como resultado, a sala de aula torna-se um espaço de invenção e investigação.

Polo
O extenso cardápio de cursos e trilhas inclui “Experiência e protagonismo: a BNCC na Educação Infantil”, que detalha as concepções e as práticas alinhadas com o documento orientador e revela pesquisas e teorias da área. Ao longo de uma carga de 20 horas, o professor ficará por dentro de temas como Interações e brincadeiras, campos da experiência na BNCC, a prática pedagógica que privilegia a criança, o papel e o protagonismo de quem educa e a intencionalidade de quem educa na gestão de tempos e espaços, entre outros.

Tríade Educacional
O intensivo de férias sobre metodologias ativas vai abordar temas de primeira necessidade para professores se prepararem para o ano, seja em aulas remotas ou híbridas. Este curso online acontece de forma síncrona e com acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Tríade Educacional. Saiba mais sobre ensino híbrido, aprendizagem baseada em projetos (incluindo STEAM) e recursos digitais.

FONTE: Porvir

Gostou? Outras pessoas também poderão gostar. Nos ajude. COMPARTILHE!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *