IFBA financiará projetos de valorização da história afro-brasileira – VEJA DETALHES

Gostou? Outras pessoas também poderão gostar. Nos ajude. COMPARTILHE!

Serão ofertadas 94 bolsas com valor mensal de R$ 400, durante quatro meses. O período de submissão de propostas vai de 13 de janeiro a 10 de março de 2021.

A Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (FBA), por meio da Diretoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (DPAAE), publicou no final de dezembro o Edital nº 001/2020/DPAAE/IFBA,  de 21 de dezembro de 2020. Trata-se de um edital de Chamada Interna para seleção de projetos de formação (docente, discente, técnicas(os), gestores(as) e comunidade externa) a serem realizados pelos campi do IFBA, no período entre maio e setembro de 2021.

De acordo com o edital, os projetos devem ter como objetivo “a valorização da História da África, Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação” e contribuir para “fortalecer as ações afirmativas para negros, tendo em vista o cumprimento de normativas que alteram a Lei de Diretrizes e Bases (LDB)”, que trata da Educação para as Relações Étnico-Raciais, “inclusive no que se refere ao dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra”.

O edital tem por finalidade financiar projetos de formação em todos os 22 campi do IFBA “que visem ações de implementação da educação para as relações étnico-raciais e de combate ao racismo, bem como valorizar a história, saberes e a cultura africana e afro-brasileira pautando a consciência negra”.

Os projetos serão voltados à comunidade interna e/ou externa e deverão abordar temas como “a História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade brasileira, resgatando a contribuição da população negra nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, bem como os processos de resistência nas suas diversas formas enfrentamento ao racismo na educação e na valorização das ações afirmativas”, como descreve o texto do edital.

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS E BOLSAS

A submissão dos projetos deverá ser feita pela(o) coordenadora(or) proponente exclusivamente através do envio da proposta, salva em pdf, para o e-mail institucional editalnov.negro2020@ifba.edu.br , no período de 13 de janeiro a 10 de março de 2021.  Outros detalhes sobre formatação do projeto e da estrutura das informações que devem ser enviadas por e-mail estão descritos no Edital nº 001/2020/DPAAE/IFBA.

Os projetos selecionados vão contar com bolsas financiadas pela DPAAE durante quatro meses, com a execução dos projetos a ser iniciada a partir de 17 de maio de 2021 e finalizada em 17 de setembro de 2021.

Serão ofertadas 94 (noventa e quatro) bolsas com valor mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais). “Em princípio, serão contempladas a quantidade de 4 (quatro) bolsas por campi”, define o edital, cujo texto estabelece ainda que os(as) servidores(as) poderão submeter um projeto com até quatro bolsistas.

Os projetos apoiados pelo edital deverão priorizar a realização de ações de formação – como eventos, cursos, mini cursos, oficinas, por exemplo – que se pautem por aspectos listados no edital, entre eles: (1) difusão de conhecimento: difusão de saberes e conhecimentos, ciência e tecnologia africana e afro-brasileira; (2) desenvolvimento produtos: jogos eletrônicos, aplicativos, elaboração de mapas, entre outros; (3) elaboração de material pedagógico no formato online ou impressos; (4) produção de artes audiovisuais: documentários, curtas, entre outros; (5) exposições artístico-culturais: mostras fotográficas, exposições de artes etc; (6) criação de espaços nas redes sociais: canais nas redes sociais; páginas em redes sociais, sites, blogs, entre outros.

A divulgação do resultado final sobre os projetos selecionados está prevista no cronograma que integra o edital para dia 14 de maio de 2021, que define também o dia 17 de maio de 2021 como data para o início da execução dos projetos.

FONTE: IFBA

Gostou? Outras pessoas também poderão gostar. Nos ajude. COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *