UFRN oferta curso EAD gratuito sobre Paulo Freire e uso da imagem em Geografia – certificação de 200h

Inscrições até 08 de janeiro

Ação de Extensão

Título: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM: PAULO FREIRE E O USO PEDAGÓGICO DA IMAGEM VISUAL EM GEOGRAFIA
Ano: 2021 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 150
Período do Curso: 11/01/2021 a 31/03/2021
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CERES Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: CAICÓ – RN
Espaços de Realização: Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem da UFRN
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Modalidade do Curso: Remoto Tipo do Curso: CAPACITAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 200 Quantidade de Vagas: 100
Responsável pela Ação: MARIA APARECIDA VIEIRA DE MELO
E-mail do Responsável: m_aparecida_v_melo@hotmail.com
Contato do Responsável: (81) 99741-2658
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91816601

Resumo

As contribuições freirianas sobre o uso da imagem visual e sua utilização na prática educativa em Geografia. A imagem visual é produtora de conhecimento geográfico, e, portanto, seu uso deve ultrapassar a condição de mera ilustração. Logo, o atual status da imagem visual pode ser superado na Geografia a partir de sua produção associada a produção de conhecimento geográfico.

Programação

Obs.: O curso ocorrerá remotamente em ambiente virtual de ensino e aprendizagem em função da pandemia Covid-19.

MÓDULO 1 – ONTOGÊNESE E O APRENDER

CARGA HORÁRIA: 20 h

De 11/01/2021 a 17/01/2021.

Apresentação do curso e sua programação;

Discussão sobre a relevância do debate sobre a ontogênese e o aprender e esperançar em Paulo Freire.

Apresentação do texto “Criatividade ou o homem em aprendizagem” sob a autoria de Rocha de Sousa e sua discussão.

MÓDULO 2 – EDUCAÇÃO E VISUALIDADE: POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA

CARGA HORÁRIA: 20 h

De 18/01/2021 a 24/01/2021.

Evidenciar o caráter social da imagem observando-se sua intencionalidade e finalidades, seja para a conservação da memória, transmissão de ideias, valores e saberes, localização no espaço e no tempo, constituição de determinados tipos de padrão de conduta e de sujeitos, identificação de classes, de grupos sociais e de indivíduo na hierarquia social.

Exposição do texto “O uso da imagem como estratégia da gestão do conhecimento interdisciplinar” sob a autoria de Erenildo João Carlos e Evelyn Fernandes A. Faheina.

MÓDULO 3 – PAULO FREIRE E A IMAGEM

CARGA HORÁRIA: 20 h

De 25/01/2021 a 31/01/2021.

Utilização e análise do texto “Paulo Freire e a imagem” sob a autoria de José Eustáquio Romão.

Convite à leitura de Pedagogia do oprimido; Pedagogia da esperança; e Pedagogia da autonomia apresentando trechos e escançando o discurso de Paulo Freire sobre a imagem visual.

MÓDULO 4 – PERCEPÇÃO VISUAL E REPRESENTAÇÃO

CARGA HORÁRIA: 20 h

De 01/02/2021 a 07/02/2021.

Apresentação do texto “Percepção visual e Representação” sob a autoria de Rocha de Sousa e sua discussão.

MÓDULO 5 – PAISAGEM E GEOGRAFIA

CARGA HORÁRIA: 20 h

De 08/02/2021 a 14/01/2021.

Discussão e problematização do texto “Paisagem e Geografia” sob a autoria de Teresa Barata Salgueiro.

 

MÓDULO 6 – PAISAGEM E ESPAÇO

CARGA HORÁRIA: 20 h

De 15/01/2021 a 21/02/2021.

Discussão e problematização do capítulo 5 “Paisagem e Espaço” do livro Metamorfoses do espaço habitado sob a autoria de Milton Santos. E capítulo 2 “Paisagem” do livro Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial, sob a autoria de Marcelo Lopes de Souza.

MÓDULO 7 – MÚLTIPLOS USOS DA IMAGEM VISUAL NA EDUCAÇÃO POPULAR E NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

CARGA HORÁRIA: 20 h

De 22/02/2021 a 28/02/2021.

A importância da utilização dos mapas conceituais como estratégia didático-pedagógica. Utilização de programas e outras estratégias para a produção do mesmo.

MÓDULO 8 – MÚLTIPLOS USOS DA IMAGEM VISUAL NA EDUCAÇÃO POPULAR E NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

CARGA HORÁRIA: 20 h

De 01/03/2021 a 07/03/2021.

Charges, vídeos, quadrinhos e fotografias e suas utilizações para processos de ensino-aprendizado.

Utilização de programas e outras estratégias para a produção e interação sobre as imagens visuais.

MÓDULO 9 – MÚLTIPLOS USOS DA IMAGEM VISUAL NA EDUCAÇÃO POPULAR E NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

CARGA HORÁRIA: 20 h

De 08/03/2021 a 14/03/2021.

Utilização do texto “Realidade, comunicação visual e capacidade crítica” sob a autoria de Rocha de Sousa e sua discussão.

Utilização de programas e outras estratégias para a produção e interação sobre as imagens visuais.

Encerramento.

MÓDULO 10 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CARGA HORÁRIA: 20 h

De 15/03/2021 a 31/03/2021.

Submissão de artigo com relato de experiências formativas.

Comentários - Deixe sua opinião

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *