Novos Caminhos oferta vagas em cursos profissionalizantes à distância – ATÉ 10/02

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais abriu processo seletivo para oferta de 7 mil vagas em 14 cursos distintos

A ação Novos Caminhos, do Ministério da Educação (MEC), inicia a oferta de cursos de qualificação profissional em 2021. Foram aprovadas novas vagas a serem disponibilizadas, ainda neste mês, por duas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas) já abriu o processo de seleção de estudantes em 14 cursos nas áreas de turismo, administração, educação, saúde e idiomas. Os candidatos devem se inscrever por meio de formulário eletrônico até o dia 10 de fevereiro, para o início das aulas a partir do dia 15 do mesmo mês. A seleção para o ingresso nos cursos de qualificação profissional será realizada por sorteio eletrônico e o resultado disponibilizado, pelo IFSuldeMinas, no dia 12 de fevereiro. Os cursos têm carga horária que varia de 160 a 200 horas e serão realizados integralmente de forma on-line.

O Edital está disponível na página da instituição, nele constam as informações para participação no processo que selecionará estudantes para os cursos de: agente de recepção em meios de hospedagem, almoxarife, assistente administrativo, assistente de recursos humanos, assistente de secretaria escolar, auxiliar de laboratório de saúde, copeiro(a), francês básico, garçom/garçonete, guia intérprete, inspetor de qualidade, Libras básico, mensageiro em meio de hospedagem e recepcionista. O Instituto está ofertando um total de 7 mil vagas fomentadas pela Setec e também com recursos da própria instituição. O valor disponibilizado pelo MEC, para a oferta dessas vagas, foi de R$ 1.557.000,00.

Ainda no mês de fevereiro, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio das escolas técnicas vinculadas, também abrirá processo seletivo para o preenchimento de mais 2.780 vagas em diversos cursos. Para essa oferta, a Universidade recebeu R$ 1.110.600,00 do MEC.

Novos Caminhos

A ação abre novas oportunidades em cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) com foco nas demandas dos setores produtivos e nas profissões do futuro. O objetivo é ampliar essa oferta à população brasileira.

Em 2020, foram aprovadas um total de 208.600 vagas para as instituições da Rede Federal, sendo 208.200 em cursos de qualificação profissional de curta duração, com média de 200 horas, na modalidade a distância, e 400 em cursos técnicos também na modalidade de Educação a Distância (EaD).

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SETEC

Comentários - Deixe sua opinião

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *