Professores são VAGABUNDOS! – Se você é professor ou admira a profissão, leia este texto

Pelo menos é assim que grande parte da sociedade “letrada”, graduada e pós-graduada nos classifica.
Muito bem!
Eu nunca vi um professor parar de estudar depois de formado, nunca conheci um professor que não estivesse buscando ampliar seus conhecimentos ou procurando novidades para os seus alunos.
Mesmo sendo um “vagabundo”!
Nunca vi um professor da rede pública ter todo o tipo de material pra trabalhar com seus alunos sem gastar do seu bolso. Porque a verba acaba, mas o trabalho diário continua e o professor acaba investindo parte do seu salário pra conseguir colocar em prática todo o seu planejamento.
Mas isso porque ele é “vagabundo”!
Nunca vi um professor ser flagrado com dinheiro na cueca, nem desviar verba da educação ou roubar o dindin da merenda. Ao contrário, vi professores montarem cestas básicas e de higiene, e levarem na casa de alunos carentes. Comprarem aquele remédio que o aluno diz que não tem!
Mas pense, fazem isso porque são “vagabundos”!
Nunca vi um professor superfaturar obras, mas já vi professor fazer mutirões, pintar parede de escola, carregar areia, reformar parquinhos, fazer pracinha, jardins, hortas!
E fazem todas essas coisas mesmo sendo “vagabundos”!
Nunca vi um professor sucatear a saúde pública, mas vi professor limpar a cabeça do aluno cheia de piolho e fazer compressa pra baixar a febre, abraçar quando chora, receber ligação quando o aluno tem medo, enquanto os pais não chegam pra levar a criança ao médico.
Mas pensem… eles são muito “vagabundos”!
Nunca vi um “professor fantasma”, um professor contratado ou concursado que não vá trabalhar, mas já vi professor ficar muito tempo além do seu horário de trabalho com alunos que os pais “esqueceram” no portão da escola, vi professor levar muito trabalho pra fazer em casa mesmo depois de 8 ou até 12 horas de trabalho presencial, vi professor planejar o retorno às aulas durante as férias. Busca vídeo, faz material, desenha, recorta, cola, faz lembrança e presentinho para os alunos na chegada do ano.
Mas pensa num povo “vagabundo”!
Nunca vi professor realmente ser respeitado pelas autoridades, mas já vi professor ser pisoteado por cavalos, levar bomba de gás lacrimogêneo no rosto, cacetada e apanhar da polícia depois de 25 anos de trabalho ganhando muito pouco.
Mas também né?! São “vagabundos”!
Nunca vi professor tirar foto com criança no colo pra ganhar eleição, mas já vi professor dar afeto pra criança que nunca soube o que é isso na vida, vi professor transformar a vida de um aluno com seu exemplo e sua empatia, vi professor ser o porto seguro de uma criança (o único da vida dela!). Vi professor sair da escola chorando porque aquela criança tem que ir para uma casa que não é bem tratada. Se for parar pra pensar…
Ainda bem que somos “vagabundos”!
Mesmo com tristeza no coração, ainda tenho orgulho de ser PROFESSOR ❤️
Autor desconhecido (se alguém conhecer deixa nos comentário)!

Comentários - Deixe sua opinião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *