[MEC] oferta curso EAD de aperfeiçoamento em Gestão da Educação Municipal

Foco será o treinamento de dirigentes e técnicos das secretarias municipais de educação. Prazo para inscrição é até o dia 25

Com o objetivo de promover a formação em nível de aperfeiçoamento de dirigentes e técnicos das secretarias municipais de educação, abordando temas e conhecimentos sobre Gestão da Educação Municipal, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (Seb), abriu o prazo para as inscrições gratuitas, até o dia 25 de março, para o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Municipal.

Nos últimos anos, com o aumento na complexidade do processo da gestão educacional, dirigentes e técnicos das secretarias municipais de educação estão enfrentando obstáculos e desafios. Segundo o Prof. Renato de Oliveira  Brito, diretor de Formação Docentes e Valorização de Profissionais da Educação, a capacitação é uma parceria entre a Seb e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), para auxiliar e orientar nas reflexões sobre os processos realizados na gestão municipal.

O curso foi dividido em quatro partes: liderança e gestão educacional; sistema municipal de ensino e principais marcos legais; estrutura da secretaria municipal de educação e práticas pedagógicas; administração e gestão dos recursos financeiros.

De acordo com dados do Censo Escolar 2020, na distribuição das matrículas na Educação Básica por dependência administrativa, 48,4% delas sãos municipais. No mesmo ano, foram contabilizadas 47,3 milhões de matrículas nas 179,5 mil escolas de Educação Básica no Brasil. Quase a metade dos alunos matriculados são atendidos pelos municípios brasileiros.

Como se inscrever 

As inscrições poderão ser feitas no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC), na aba referente ao Plano de Ações Articuladas – PAR 4 ( http://simec.mec.govbr).

O curso será ofertado em ambiente virtual de aprendizagem, tendo duração de 6 meses, com o início previsto para o dia 22 de abril de 2021.

Para o ano de 2021, serão ofertadas 450 (quatrocentos e cinquenta) vagas, distribuídas entre Dirigentes e Técnicos das secretarias municipais de educação. Caso o número de inscritos seja superior à quantidade de vagas disponíveis para esta oferta do curso, caberá à Secretaria de Educação Básica elaborar critérios de distribuição de vagas, priorizando a participação da maior quantidade de entes federados e daqueles com os menores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica.

Os candidatos selecionados para participar do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Municipal receberão um e-mail da Universidade Federal de São Carlos com as orientações para realização da matrícula no ambiente virtual de aprendizagem do curso.

O dirigente municipal de educação deverá aceitar o Termo de Adesão ao Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Municipal para que seja habilitada a aba INSCRIÇÃO DE CURSISTAS, na qual será possível inserir as informações do Dirigente ou Técnico da secretaria municipal de educação que concorrerá a uma vaga.

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Seb

Comentários - Deixe sua opinião

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *