MEC oferece formação sobre a BNCC na Educação Física com certificação

Conteúdo on-line, gratuito e certificado traz dicas de planejamento teórico e prático para aplicação da BNCC nas aulas

O Ministério da Educação (MEC) oferece uma formação on-line com dicas de como aplicar a Base Nacional Comum Curricular nas aulas de Educação Física. Professores, coordenadores pedagógicos e gestores da área da educação podem se inscrever gratuitamente. O conteúdo ajuda as escolas a oferecerem as aprendizagens essenciais de esportes, atividades físicas, corpo e movimento aos alunos.

O primeiro curso, “BNCC na Prática: do Currículo à sala de aula”, desvenda as diretrizes do documento para a Educação Física. Unidades temáticas, itinerários formativos e integração da disciplina na área de Linguagens são alguns dos temas abordados.

O segundo curso, “BNCC na Prática: Como Planejar as aulas de Educação Física”, foca em aspectos como organização do currículo e dos planos de aula dentro das aprendizagens exigidas pela base.

Os dois cursos têm carga horária de 20 horas e são certificados pelo Programa Impulsiona e pelo Instituto Singularidades, uma das faculdades de formação de professores mais bem avaliadas do Brasil.

Segundo Renato de Oliveira Brito, diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC, os cursos são ótimas soluções para traduzir para a prática as 600 páginas da BNCC. “O material está cheio de dicas que ajudam o professor a oferecer as aprendizagens essenciais aos alunos, inclusive no ensino remoto. Acreditamos que a atividade física tem um papel fundamental na saúde física, mental e emocional dos jovens.”

Verônica Fonseca, coordenadora pedagógica do Impulsiona, conta que o material foi elaborado com um grupo de especialistas da área. “Reunimos pesquisadores, professores de Educação Física e pedagogos para traduzir os principais pontos da BNCC em uma linguagem leve e objetiva”, conta ela.

As inscrições para o primeiro curso devem ser realizadas por meio do link: https://impulsiona.org.br/bncc-na-pratica/.

Já para o segundo curso, os interessados devem acessar a página: https://impulsiona.org.br/bncc-na-pratica-como-planejar-as-aulas-de-educacao-fisica/.

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB

Comentários - Deixe sua opinião

Você pode gostar...