Descritores de Língua Inglesa em PDF com sugestões de atividades – GRATUITO

Os testes do Saeb são elaborados a partir de matrizes de referência. Os conteúdos associados a competências e habilidades desejáveis para cada série e para cada disciplina são subdivididos em partes menores, os descritores, cada uma especificando o que os itens das provas devem medir. Os descritores, por sua vez, traduzem uma associação entre os conteúdos curriculares e as operações mentais desenvolvidas pelos alunos. Os descritores, portanto, especificam o que cada habilidade implica e são utilizados como base para a construção dos itens de diferentes disciplinas.

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA INGLESA: TÓPICOS E SEUS DESCRITORES 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

I – Procedimentos de Leitura

D1 – Identificar o tema ou o sentido global do texto.
D2 – Reconhecer as funções sócio-comunicativas em um texto.
D3 – Compreender frases ou partes que compõem um texto.
D4 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
D5 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D9- Inferir uma informação implícita em um texto.

II – Implicações do Suporte, Gênero e/ou Enunciador na Compreensão do Texto

D6 – Identificar o gênero de diferentes textos.
D7 – Identificar as relações linguísticas e não-linguísticas para constituição do gênero.
D8 – Identificar palavras e expressões próprias da linguagem oral: hesitações, sinais de interrupção, coloquialismos e contrações.

III – Localização de informação específica no texto escrito de gêneros textuais diferentes

D10- Localizar informações específicas no texto.
D11- Identificar e/ou localizar características lexicais e sintáticas de algumas das articulações textuais (enumeração, sequência), tendo em vista a compreensão global do texto.
D12 – Identificar a parte principal ou outras partes secundárias que compõem o texto.

IV – Coerência e construção de inferências no processamento do texto escrito de gêneros diferentes

D13- Inferir o significado de palavras e expressões desconhecidas com
base na temática do texto, no uso do contexto e no conhecimento adquirido
de regras gramaticais (flexões, posições das palavras nas frases, tempos
verbais, preposições de tempo e lugar, advérbios de tempo, modo e lugar).
D14- Inferir o significado de palavras e expressões de uso cotidiano em diferentes textos.

V – Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido

D15 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D16 – Produzir efeitos de sentidos pretendidos pelo uso de notações como:
travessão, aspas, itálico, negrito, letras maiúsculas, dois pontos e
reticências em textos de diferentes gêneros.

VI – Conhecimento léxico-sistêmico

D17- D17- Identificar e utilizar a forma adequada dos verbos, adjetivos e preposições.
D18 – Reconhecer o uso adequado das wh-words em textos diversos.
D19 – Reconhecer a forma escrita de valores e numerais, datas e número de telefone em textos diversos.
D20 – Identificar os marcadores do discurso em textos diversos.


Guias do Professor

Guias do Aluno (Atividades)

9º ANO –> https://central3.to.gov.br/arquivo/357198/

3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO –> https://central3.to.gov.br/arquivo/357196/

Comentários - Deixe sua opinião