MEC oferta curso sobre o Novo Ensino Médio para professores – VEJA

O conteúdo estará disponível a partir do dia 26 de outubro na plataforma Avamec

O Novo Ensino Médio (NEM) será realidade no país em 2022. A fim de preparar os profissionais para a implementação das mudanças com autonomia e segurança, o Ministério da Educação (MEC) lançará, na terça-feira (26), uma formação específica para professores do ensino médio de escolas públicas e privadas.

São cinco formações gratuitas, disponíveis no Avamec, referentes a cada uma das áreas do conhecimento que estarão nas matrizes curriculares no ano que vem: Linguagens e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Além disso, haverá o módulo “Mundo do Trabalho”, que mostra como os docentes poderão orientar os estudantes sobre projeto de vida, carreira e empreendedorismo.

Os módulos são de 180 horas. Além da teoria, haverá propostas de aplicação prática, indicando soluções pedagógicas voltadas à interdisciplinaridade. O objetivo é atingir os 505.782 docentes de ensino médio que atuam nas escolas públicas. Os docentes da rede privada também poderão se beneficiar dessa formação.

O Novo Ensino Médio visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes, considerando as complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade. “Diante das alterações curriculares e pedagógicas, que têm impactado diretores escolares, professores e alunos, o MEC sentiu a necessidade de preparar os docentes do ensino médio para se sentirem seguros na implementação da nova organização do ensino.”, explica o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Renato de Oliveira Brito, da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC.

A cerimônia de lançamento acontecerá no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e contará com a presença de autoridades da área de Educação e representantes das escolas-piloto, que já adotaram o Novo Ensino Médio desde 2019.

Saiba mais: Novo Ensino Médio – Perguntas e Respostas

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB

 

Comentários - Deixe sua opinião

Você pode gostar...